quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Blouses novas - Diário de agulhas

 

Cheguei à conclusão de que eu precisava de uma seleção mais variada de blouses para um guarda-roupa mais funcional. Queria opções interessantes que somassem ao outfit ao invés de só acompanhá-lo. Meu primeiro passo em direção a esse objetivo foi pegar um tecido de algodão listrado que eu tinha comigo e fazer uma blouse com ele.

O primeiro passo foi definir o design da peça, eu gosto bastante de blouses de gola alta e, por mais que não seja muito condizente com o clima brasileiro, também gosto muito de mangas compridas e elas seriam importantes nesse caso para poder revelar bastante do padrão de listras mesmo por baixo de um JSK

 


Depois do desenho, o molde e o corte, onde percebi que infelizmente não seria possível fazer o laço que eu estava planejando inicialmente. É comum que coisas assim aconteçam quando você está usando um tecido que tinha por aí ao invés de comprando um novo para um projeto específico.

 


Algumas horas na máquina e esse foi o meu primeiro resultado, ainda sem as mangas.

 

A partir daí eu fui evoluindo

 






Precisei fazer algumas mudanças na gola pois as proporções dela estavam me incomodando. O babado de cima estava grande demais e parecia meio desajustado com o resto da blusa.

Estava assim antes das alterações, com o babado de baixo da gola do mesmo tamanho do babado de cima.

 


Depois da alteração ficou assim, muito melhor mesmo que a diferença tenha sido de um centímetro.

 


Terminada, a blusa ficou assim

 


Usei ela pela primeira vez nesse outfit inspirado no Jack

 


Com as sobras de tecido consegui fazer esses dois lacinhos que gostei muito e esse laço maior que não me deixou muito satisfeita, mas foi o mais próximo que consegui chegar da ideia original.

 


Talvez não dê para ver nas fotos, mas ela tem alguns problemas de modelagem. As costas ficaram muito estreitas e as mangas curtas com pulsos apertados. É uma pena que eu não tenha feito um mock up onde pudesse ver esses defeitos antes de cortar o tecido, mas acho que me saí bem para minha primeira blouse. Um dia eu vou fazer outra blusa listrada do mesmo modelo, mas dessa vez com a modelagem certa e tecido o suficiente para fazer o laço do jeito que eu queria.

Ainda tentando diversificar minhas blusas, decidi que queria um cutsew de renda com princess sleeves.

A inspiração foi esse cutsew da moi meme moitié

 


Não cheguei a fazer um molde, cortei direto no tecido. Já que era uma malha não precisava que ficasse perfeito.

 


Foi bem rápido de costurar tudo e, já que eu estava na casa da minha mãe, tive como pedir para que ela fizesse alguns acabamentos usando a máquina colarete dela, o que facilitou bastante a minha vida.

Esse foi o resultado final, acredito que ela vá ser bastante útil para adicionar textura e transparência aos meus outfits futuros.






4 comentários:

  1. Eu adoro fazer cutsew!! é tão de boinhas haha como vc fez pras costas desse? deixou uma abertura com botão? =)

    A camisa ficou linda também, parabéns! Materiais lindos, e combinaram demais com vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Annah <3
      Sim, deixei uma abertura nas costas para fechar com botão

      Excluir