quinta-feira, 22 de abril de 2021

Uma rede social lolita




            Em uma noite de insônia, comecei a pensar no que seria uma rede social ideal para a moda lolita como tentativa de me distrair. Eu sei que temos grupos em diversas redes sociais para interagir com a comunidade, mas a maior parte deles é extremamente estagnado e nenhum deles é ideal. No Facebook, onde vejo a maior parte da interação da nossa comunidade acontecendo, nossos grupos vêm atraindo cada vez mais pessoas perigosas e nocivas para nossa comunidade. Além disso, as redes sociais possuem um algoritmo que impulsiona certos posts, podendo deixar outros que poderiam ser relevantes de lado. Quem nunca se irritou ao descobrir que o post de um amigo querido não apareceu em sua timeline? Outros problemas são a enorme quantidade de propaganda, competição entre redes rivais e, claro, o fato de que algumas lolitas tem medo de que a participação nos grupos aparecendo para conhecidos que não entendem do que se trata a moda possam ter repercussões negativas em sua vida pessoal, sobretudo no trabalho. Tendo isso em mente, comecei a pensar em algumas soluções para esses problemas e, também, em como concatenar as principais formas de interação entre a comunidade em um só lugar.


O problema da privacidade é, provavelmente, o mais desafiador. Boa parte dos grupos que se propõe a ter apenas lolitas participando para evitar a entrada de pessoas mal-intencionadas exigem que os membros provem que participam da moda enviando fotos de outfits ou respondendo perguntas complicadas, mas infelizmente isso afasta novatas que ainda não tenham um outfit ou não saibam os pormenores da moda e é um tanto quanto inconveniente. Pensei que algo possível para se resolver essa questão fossem convites, membros devem ser convidados por outros para participar. Assim, uma lolita novata pode falar com uma lolita veterana e essa veterana pode passar um convite para a novata sem nenhuma dificuldade.

 

Claro que essa solução exige que todos os membros do site tenham cuidado com os envios dos convites, afinal, essa moda atrai muita gente que apresenta riscos à segurança dos membros e esse é um dos motivos para fugir das redes sociais tradicionais. Tendo isso em mente, os membros teriam certa responsabilidade pelos seus convidados. Convidar alguém problemático para a comunidade poderia resultar em um strike ou, em casos extremos, como mandar convite pra pessoas que já mostraram comportamentos gravemente problemáticos anteriormente, até no banimento de quem a convidou. Não sei se isso seria o suficiente para nos manter seguras ou se, talvez, seja demais e deveríamos adotar uma política mais tranquila. De qualquer maneira, foi a melhor solução que consegui chegar apesar de suas falhas, eu gosto da ideia das próprias lolitas como um todo controlando a entrada na nossa comunidade ao invés de um grupo seleto de pessoas.

 

Agora, para a parte divertida, o que nós, lolitas, gostamos de fazer nas redes sociais? A primeira resposta que vem à mente é postar e ver fotos de outfits. Afinal, moda lolita é sobre roupas. Estamos aqui para vestir nossos babados e uma das melhores partes de se ter contato com uma comunidade é poder compartilhar a alegria de vestir a moda com outras pessoas que também a apreciem. Por isso, seria ideal que essa rede tivesse uma página dedicada somente aos coordinates. Para essa página, pensei em algumas funções e aspectos bacanas e possíveis como:

 

  •     Poder escolher se o outfit fica visível para todo o site ou só para amigos

 

  •     Poder escolher se vai habilitar comentários

 

  •     Função de tags que podem incluir brands, temas, sub-estilo e o nome de algumas peças

 

  •     Espaço específico para listar o rundown do coord, separado da descrição, ambos sendo opcionais

 

Por último, imagino que seria interessante se os likes só aparecessem para você e só se você quisesse. Eu sinto que infelizmente estamos cada vez mais ligadas aos números das redes sociais ao invés de curtirmos a moda por nós mesmas. Conheço muitas lolitas, eu inclusa, que as vezes caem na besteira de ficar comparando esses números com os de outras lolitas e acabam ficando tristes e frustradas. Nós, ou pelo menos a maioria de nós, não somos criadoras de conteúdo. Não há motivo nenhum para que essas métricas fiquem visíveis para todos, ainda mais com as novas exigências das redes sociais para aumento de engajamento, que estão cada vez mais distantes da realidade de uma pessoa normal, sem uma equipe por traz. Por mais que receber a aprovação de uma outra pessoa seja legal e possa fazer bem, as vezes pode ser nocivo até mesmo que essa quantificação numérica fique visível para nós mesmas e, por isso, na rede lolita ideal o usuário teria a escolha de simplesmente ocultar essa informação, até de si mesmo. Para completar essa ideia de ir contra a corrente de métricas de redes sociais, os coords deveriam aparecer em ordem cronológica, sem distinção de quantidade de likes ou comentários.

 


Tendo em conta que nem só de foto de outfits vive uma lolita, poderíamos ter uma página destinada a perguntas e ajuda onde qualquer um poderia tirar suas dúvidas e pedir conselhos de lolitas com mais experiência. Nessa página também poderia haver um documento editável com perguntas frequentes, lista de lojas e shopping services confiáveis e um compilado de posts de outras mídias dedicados a novatos na moda e a ajuda com lolita no geral. Também seriam interessantes uma página específica para autopromoção onde os membros pudessem divulgar o conteúdo relacionado a moda criados por eles e postados em outros sites, outra página para updates de brands e Indie brands e, mais uma, para discussões gerais sobre lolita como novas tendências, releases favoritos, novas mídias relacionadas ao estilo, notícias sobre bandas ou personalidades de alguma forma ligadas à lolita além de um chat para que as lolitas pudessem jogar conversa fora sobre assuntos diversos. Mais uma função que acredito ser imprescindível seria a de poder listar suas outras redes sociais no seu perfil e ter uma aba para o seu guarda-roupa nele, além de poder deixar esse perfil visível para o site inteiro ou apenas para amigos.

Bem, isso cumpriria grande parte das funções dos grupos de Facebook, mas recriar as funções das redes sociais que já usamos com alguns poucos upgrades não me parece o suficiente para justificar a criação de toda uma rede social nova e é pouco demais para exigir de uma rede social dita como ideal. Por isso eu pensei em mais uma página e essa é especial para as lolitas saudosas, uma página “diário” onde as lolitas poderiam escrever posts no melhor estilo blogger, como esse que eu estou fazendo aqui. Um lugar onde esses posts ficariam disponíveis para a comunidade inteira de maneira prática e em ordem cronológica, sem nenhum truque de algoritmo a ser desvendado. As lolitas poderiam pesquisar por posts contendo tags específicas e seguir os “diários” de suas lolitas favoritas, escolhendo até se querem ou não receber notificação a cada novo post dessas lolitas. Além de que, claro, quem quiser pode mudar o layout dos próprios posts seja com uma ferramenta do site ou mexendo direto na html caso seja a preferência, com a opção de deixar as letras em diversas cores neon se achar uma boa ideia.



Eu ainda não estava presente na moda na era de ouro dos blogs e dos fóruns que tantas lolitas parecem sentir falta, portanto, sei que meu ideal difere do de muitas outras e não só por esse motivo, como por outras questões, mas isso são apenas devaneios que provavelmente nunca sairiam do papel. Seria difícil arranjar pessoas dispostas a ter o trabalho de desenvolver, moderar e fazer a manutenção disso além da dificuldade de uma comunidade tão grande migrar de plataforma, ainda mais sendo necessário um convite para isso, mas eu definitivamente não sou a única incomodada com a forma que as redes sociais tradicionais tem afetado nossa comunidade e a maneira que lidamos com a moda. Gosto de sonhar que um dia poderíamos ter um espaço melhor, dedicado somente a esse hobbie tão maravilhoso que é lolita.

2 comentários:

  1. Muito legal a sua ideia mesmo, e apesar de não fazer parte da comunidade/moda lolita, sinto muita simpatia e gosto bastante de ver coisas sobre (diria que talvez tenha coisas do meu estilo pessoal que se encontram). Concordo muito com o que você disse sobre as redes sociais, esses foram alguns dos motivos sobre os quais preferi passar a usar um blog, e imagino que deve ser realmente difícil para as lolitas. Se eu tivesse conhecimento o suficiente na área de criação de sites/fóruns etc, adoraria te auxiliar com isso, mas infelizmente não tenho :( espero que alguém abrace essa ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito complicado, as vezes eu penso que as redes sociais foram um erro haha
      Se eu tivesse auxílio toparia tentar tirar isso do papel, mas é realmente um projeto grande para tocar sozinha e pelo tamanho da comunidade seria sem fins lucrativos e talvez mesmo depois de terminado as pessoas não migrassem, um trabalho meio ingrato para achar pessoas disponíveis para tirar do papel. Talvez algum dia, quem sabe?

      Excluir