sexta-feira, 22 de maio de 2020

O tal do Rectangular Headdress



Aproveitando a volta do old school, o post de hoje vai falar do famoso, e talvez polêmico, rectangular headdress ou acessório de cabeça retangular caso você prefira. Esse acessório era muito comum no início de lolita e é um clássico. Ele ganhou tantas formas ao longo do tempo que talvez hoje seja até difícil definir quais acessórios são considerados rectangular headdresses e quais não são, mas, no final, o nome deixa bem claro ao que eles se referem: um acessório de cabelo com uma base de tecido retangular, ou de formato próximo ao retângulo, enfeitada com aviamentos como rendas, laços, babados e fitas.
Com o tempo, mesmo nunca tendo desaparecido, o acessório acabou sendo reinventado e seu formato original caindo em desuso. Apesar da previsão do blog F* Yeah Lolita, feita nesse post, de que ele não voltaria à moda da forma que era antes, aqui estamos nós, 10 anos depois, passando por um old school revival com muitos acessórios retangulares na cabeça.
Eu não tenho certeza do motivo pelo qual ele caiu em desuso, talvez tenha sido apenas o curso natural das coisas já que aquele amontoado de rendas de bilro pesadas não combina muito com a estética mais suave de vestidos feitos com materiais leves e sintéticos que são tão mais comuns na moda hoje, mas acho relevante considerar também o preconceito com esse acessório na equação.
Para algumas lolitas mais velhas, o rectangular headdress por muito tempo foi associado a uma lolita que não se veste bem, a famosa “ita”. O motivo dessa associação? Sua popularidade atraiu muitas marcas de qualidade duvidosa que fizeram suas próprias versões do acessório usando rendas baratas, proporções estranhas, acabamentos ruins e muita cola quente. Logo, o rectangular headdress feito com metros de renda de nylon preta e branca virou um símbolo do que não ser feito e, no meio disso, o rectangular headdress com proporções agradáveis e feito com materiais de qualidade acabou sendo injustamente colocado no mesmo barco.
De qualquer forma, ele é um acessório que, feito da forma correta, é muito bonito e, por poder ter vários formatos, muito versátil. Para entender melhor sua variedade eu o separei em quatro categorias:



O old school:



Largo, com rendas de bilro fartas, grossas e de algodão, normalmente brancas. É comum que haja contraste entre a renda branca e opaca com alguma outra cor forte, mas também pode ser monocromático. Comumente leva fitas cruzadas como forma de decoração, tem uma aparência mais grosseira, usa materiais naturais e traz um sentimento nostálgico. Ele normalmente não combina muito bem com os vestidos recentes, salvo o caso de modelos inspirados no old school. Você pode encontrá-lo em segunda mão em sites como o Lace Market e comunidades de venda lolita no facebook ou na marca onde é mais fácil encontrar peças old school: Baby, the Stars Shine Bright


O minimalista:


Uma das reinvenções do antigo rectangular headdress old school. Ele ainda é uma tira de tecido com rendas e detalhes, mas é consideravelmente mais fino e delicado, normalmente monocromático ou usa cores muito próximas entre si, evitando os contrastes mais abruptos do old school. Ainda se utiliza muito de materiais naturais ou que imitam naturais e também tem uma certa nostalgia. Aqui, a fitinha amarrando o acessório embaixo do queixo já não é mais tão comum. Ele acaba se parecendo com um arco bem chique e é perfeito para Classical lolita, mas por ser mais delicado e menos imponente, acaba sendo fácil combiná-lo com qualquer sub-estilo. A Innocent World, a Mary Magdalene e a Victorian Maiden já lançaram muitos acessórios nesse estilo.


O moderno:


Definitivamente lembra um rectangular headdress, mas vem em tantas formas diferentes que você não tem nem mais certeza se ainda pode chamar assim. A verdade é que muitas indie brands pegaram somente a base do acessório e o reinventaram completamente. Aqui vale qualquer tipo de renda desde que essa seja de qualidade. Surgem coisas novas como passamanarias metálicas, pingentes, tecidos estampados, mistura com outros acessórios, como por exemplo um véu, e fazer dos dois uma coisa só. Os rectangular headdresses modernos são um verdadeiro show de criatividade e é até difícil encontrar características em comum entre eles, mesmo assim, existem algumas coisas a serem ressaltadas. Eles voltam a ser exuberantes como os old school, as vezes chegam a ter ainda mais informação do que eles. Rendas em tule e outras formas de rendas mais delicadas são populares, acredito que para combinar com a leveza dos vestidos atuais. Além disso, materiais sintéticos estão completamente liberados assim como a adição de outros elementos diversos. Acredito que o melhor lugar para procurar esse tipo de acessório sejam as indie brands do TaoBao.


 Por fim, o famoso “não use isso por favor"


Não consegui encontrar muitos exemplos, mas em suma, muita renda, mas de péssima qualidade, muitas vezes acompanhado por proporções esquisitas e acabamentos em cola quente. Foi esse tipo de acessório que deu a má fama ao rectangular headdress. Não tem um jeito ideal de usar isso em lolita. Você pode encontrar um desses em qualquer site com produtos duvidosos como o aliexpress ou até Milanoo e suas crias, mas de qualquer maneira eu não recomendaria comprar algo assim. Basicamente, se você olha para algo e esse algo tem uma renda que parece coçar em contato com a pele, eu não recomendo comprar.

Gostaria de ressaltar que essa divisão não é, de forma alguma, oficial. Meus critérios foram apenas um ponto de vista pessoal sobre esses acessórios que acompanharam a moda Lolita por tanto tempo e a época em que certos elementos foram mais populares. Caso você tenha interesse em um tutorial para a confecção dos headdresses do início do post, você deveria dar uma olhada aqui.

2 comentários:

  1. Adorei seu post, tá tão completinho!! Deu uma nostalgia louca de reler o F*ck Yeah Lolita, hehehe ❤
    Também acho que, por mais que seja considerado old-school, os rectangular headdresses nunca saíram de moda, eles foram basicamente um símbolo do que as lolitas usavam na cabeça muito antes de laços ficarem populares.

    Achei suas divisões muito pertinentes, elas fazem sentido e dá pra aplicar pra muitos tipos de headdress diferentes, então pra mim tá valendo!
    JÁ TIVE UM ITA, feito por uma amiga que não entendia bem e... bem, era feiosinho :/ os materiais não eram tão ruins, mas sabe quando as proporções não fecham? Então...
    Seria bem legal se quem quer fazer lojinha pesquisasse mais!
    (aliás, respeito muito o Atelier Charmant justamente por causa disso, hehehe)
    Sonho em ter um oldschool clássico como o totalmente preto, mas é bem difícil achar rendas de bilro aqui na cidade (eu chamava de renda de crochê, hahaha, mas faz mais sentido bilro, que é o que se usa para tramar essas rendas, não? Ao menos a renda de bilro portuguesa lembra muito as usadas nos headdress oldschool!)
    Acho que um minimalista seria bem interessante de fazer, também!

    beijinhos,
    ~Heidi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Heidi, seu comentário significa muito pra mim. Fico feliz que tenha gostado do post e que confie no trabalho da Charmant <3 <3 <3
      Isso de proporção é meio chatinho mesmo, eu também já fiz muita coisa com proporção esquisita antes de acertar, as vezes até hoje erro uma coisa ou outra XD mas depois sempre corro atrás de consertar.

      Demorei para responder porque ainda não me acostumei com esse sistema do blogger akdjfk

      Excluir